Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

domingo, junho 21, 2009

A revolução socrática


Fazendo descer a filosofia do céu à cidade, Sócrates - e é essa a sua inovação principal - dirigiu a luz da especulação para os fenórnenos morais e políticos que interessavam toda a gente. Desejoso de confinar os seus estudos e os dos seus interlocutores aos assuntos humanos (que distinguia dos divinos: a física, a astronomia, a teologia), Sócrates pensava que o homem não só pode, mas deve procurar adquirir um conhecimento sólido neste domínio, e que apenas quem possui tais conhecimentos é susceptível de agir correctamente. Só quando os homens souberem o que significam as palavras simples e familiares como justiça, temperança, coragem, piedade, virtude, lei, democracia, autoridade, poderão ter a pretensão de agir com justiça e alcançar a felicidade, objectivo supremo para o qual cada um tende. (...) A tendência analítica assim introduzida por Sócrates na investigação científica, e a sua preocupação pelos fins da acção humana, são as duas partes essenciais e complementares do movimento filosófico que Sócrates iniciou.


Rafael, Academia de Atenas (excerto)



O método socrático, isto é, o processo dialéctico e as matérias a que ele se aplica: os problemas relativos ao homem são estritamente solidários e inseparáveis.



Por todas estas razões Sócrates foi o fundador da Ética e o iniciador da Lógica. No fundo, tal foi o serviço que, durante toda a sua vida, ele prestou ao deus, e pelo qual morreu.



V. de Magalhães Vilhena, O Problema de Sócrates

2 comentários:

gaspar disse...

Esta visão dialéctica de complementaridade possui e garante a coerência entre o Real e a Vida. Aqueles que melhor souberem prever e compreender a complexidade e a dinamicidade sociohistórica são os que se encontrarão em melhores condições para agir!

Erasmo disse...

O autêntico Humanismo só existe na medida em que cada ser humano assume a integralidade das suas responsabilidades sociais/comunitárias.