Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

quarta-feira, julho 15, 2009

Franz Marc

Franz Marc, Os pequenos cavalos amarelos, Estugarda, Staatsgalerie Stuttgart




Franz Marc, co-editor do almanaque do “Blauer Reiter” juntamente com Augusto Macke e Wassilly Kandinsky, é considerado o mais célebre pintor de animais da arte moderna.

O quadro Os pequenos cavalos amarelos evoca uma utopia sagrada. Marc adere às ideias de harmonia paradisíaca compondo a representação de animais segundo as regras tradicionais do retrato.

Marc coloca os cavalos de elegantes formas elípticas entrelaçados e transbordantes de uma força elementar circular no interior de uma paisagem cósmica e, ao mesmo tempo, num campo de força individual.

Nenhuma linha é supérflua, cada superfície de cor possui uma qualidade simbólica: o azul representa o “princípio masculino rude e espiritual” que joga com o amarelo, princípio feminino, doce, alegre e sensual. O vermelho representa a matéria “brutal e pesada” que é combatida pelo azul e o amarelo que o vencerão.

As experiências artísticas no interior do Blauer Reiter e a confrontação com Robert Delaunay, aumentam o grau de abstracção da sua pintura e a sugestividade da sua paleta cromática.

Norbert Wolf, Expressionismo, Edições Taschen (adaptação)

Sem comentários: