Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Bon Iver - Talvez o melhor disco do ano 2008


É sem margens para dúvida o melhor disco do ano este ‘for emma, forever ago ‘ de Bon Iver.
Reza a lenda que terá sido escrito numa remota cabana do Wisconsin (wikipédia) durante a convalescença do autor da ressaca de um desgosto amoroso e de facto este é um disco muito apropriado para estes dias cinzentos de chuva. O disco foi quase inteiramente gravado na cabana mas depois foi masterizado e produzido em estúdio, apenas acrescentado de alguns instrumentos.

A primeira coisa que sobressai do disco é justamente a voz de Bon Iver (alias de Justin Vernon) e a simplicidade aparente de algumas músicas e de facto o disco vive da conjugação destes dois factores. As letras apesar de simples estão recheadas de pequenas pérolas como “someday my pain, someday my pain/will mark you/harness your blame, harness your blame/and walk through” em the wolfes (act I & II) ou “i tell my love to wreck it all/cut out all the ropes and let me fall” em skinny love.
É um disco recheado de boas canções, uma viagem por entre a solidão, o amor e a desilusão; como já não ouvia há algum tempo e é tão difícil destacar uma única canção entre as dez que integram o disco que nem me atrevo a fazê-lo. Musicalmente diverso, com influências várias, desde a country ao soul e r&b, ‘for emma…’ é um disco único, precioso e intimista que se agarra ao leitor de mp3 e que se cola a nós como o frio de inverno. A voz em falsete remete-nos para pequenas histórias, mete-nos dentro delas e agarra-nos de tal forma que não temos vontade de acabem.

Retirado do elogio da sombra por Mário Venda Nova


Pode ouvi-lo aqui na rádio do blogue, ou pode clicar no link para o myspace de Bon Iver


Sem comentários: