Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

sexta-feira, abril 01, 2005

Uma boa acção de Comunismo ou Cristianismo!

Num dia em que todas as atenções estão voltadas para a situação que o Papa vive, será sempre bom recordar que existem tantas ou mais pessoas a viverem situações piores ou semelhantes à do santo padre. É com elas que o meu pensamento está todos os dias: com os desprotegidos, com os pobres e oprimidos, com aqueles que passam fome e sede, com aqueles que por falta de desenvolvimento se encontram em situações de saúde dificeis. É assim que os comunistas pensam, e a confirmação disto foi a ajuda enviada por Cuba para a Guiné Bissau. Cuba apesar de todas as dificuldades que passa, não se abstem de ajudar países que precisam, enviando para eles aquilo que tem de melhor: cuidados de saúde. Cuba enviou para a Guiné 175 médicos e mais se preparam para partir. Ao contrário do país mais rico do mundo, - USA - em que o seu Presidente se apresenta como fervoroso homem de fé mas que a sua ajuda apenas se fica pelos meios militares, Cuba ajuda aqueles que menos têm pacificamente.

5 comentários:

Anonymous disse...

Acorda...Cuba ajuda-se a ela própria...e à difusão do auto-destrutivo comunismo. É giro que menciones que Cuba comunista passa por "dificuldades".

Se o teu pensamento está como dizes, com os desprotegidos, então é melhor começares a pensar seriamente em...nós Portugueses. Estamos desprotegidos por invasões de produtos de terceiro mundo e china, e imigrantes clandestinos. E agora por governos de esquerda. Felizmente que o PS já se apercebeu k socialismos dão-se mal, e é socialista de nome.

joroca disse...

Cuba passa dificuldades, mas não é por causa do regime, mas por causa de um embargo injusto e já va´rias vezes condenado na ONU mas que continua a existir, e a meu ver a impedir que Cuba se torne num exemplo de bom comunismo.

Nós (PCP) pensamos nos portugueses e é por isso que o PC tem respostas para todas esses problemas, informe-se delas, pois não poderei enumerá-las aqui com a a precisão que gostaria. Não tenha problemas em dirigir-se a um Centro de Trabalho do PC e pergunte que respostas tem o PC para estes problemas ou então vá a www.pcp.pt.

Obrigado pelo comentário!

Anonymous disse...

De nada! Smp disposto a discutir problemas de uma forma didatica c/1 mente aberta, aqui ou na otra cuba.

Mas deixo aqui um pensamento: E quem embargou a Russia comunista de entre 17 e 39, e a uniao sovietica (sem k a guerra fria seja motivo de desculpa pois uma frente era tao kt a otra). E pk os comunismos supostamemte c/o bem estar dos oprimidos na cabeça gostam + d armas k os nazis? Coreia pyong yang, china mao tse tung, e excluio cuba pk coitado do fidel, kria la uns misseis para matar pessoal mas era a serviço de otros (comunistas). Obrigado!

O Parvo disse...

Não sei se é o mesmo comentador, porque a forma como redigiu o texto não é semelhante à anterior redacção, porém, dou o benefício da dúvida e volto a responder.

É verdade que muitos dos exemplos de pseudocomunismo que nomeou tiveram problemas, também é verdade que a URSS não teve embargo, agora uma coisa também é verdade: não é por um país se afirmar comunista que o temos que considerar como tal! Pyong yang não poderá ser considerado comunismo, mas a antítese do mesmo. Na URSS, a doutrina foi deturpada por um homem, que independentemente de muitas coisas boas que fez, socialmente foi um desastre. A China tem a sua interpretação do Comunismo e por isso não a podemos condenar. Não a defendo totalmente mas creio que tem virtudes mas ainda muitos defeitos por resolver, essencialmente ao nível social e ecológico, liberdades e direitos pessoais, mas quem sabe se os objectivos últimos desta forma não se alcançará os objectivos primários do Comunismo originário?! Esperemos.
Em Cuba parece-me vigorar aquilo que defendo enquanto comunista e volto a afirmar que os EUA estão a "estrangular" aquilo que poderia ser um exemplo de Comunismo quase perfeitamente aplicado na práctica. É verdade que Cuba queria lá os mísseis, como chegaram a estar, contudo, também é verdade que esses mísseis tinha como único objectivo a defesa contra possíveis invasões dos EUA a um país soberano. Isto não pode ser considerado ilusão, pois elas chegaram a acontecer e ainda hoje os EUA invadem países sem qulaquer razão, a não ser pelas razões das suas ambições capitalistas. Houve interferências em Cuba mal o Governo se declarou Comunista, houve interferências no Chile com a destituição de um governo de Esquerda (Allende), houve interferências dos EUA mais recentemente na Venezuela, para fazer cair um governo de Esquerda. Eu pergunto, estes países não tem direito a defenderem-se das possíveis interferências dos EUA?! Só eles podem ter armas militares para intervirem de acordo com os seus objectivos!?


Mais uma vez obrigado!!

jorocaa disse...

O comentário acima postado é da autoria de JOROCA autor do BLOGUE!!