Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

quinta-feira, maio 28, 2009

José Júlio de Souza Pinto

José Julio de Souza Pinto (1856-1939) A Recolha das Batatas, 1898, Óleo sobre tela, Paris, Museu d'Orsay


Originário da Ilha Terceira, nos Açores, José Júlio de Souza Pinto foi muito novo para a cidade do Porto onde realizou brilhantes estudos artísticos. Obteve uma bolsa em 1880 que lhe permitiu continuar os estudos em Paris, onde frequentou A Escola de Belas-Artes e o atelier de Alexandre Cabanel. Em 1881, participou com um retrato no Salão da Sociedade dos artistas franceses. A partir de 1883, trabalhou a pintura de género, influenciado nos temas e no tratamento das formas pelo Naturalismo de Jules Bastien-Lepage.


O primeiro plano desta obra, que nos remete para as origens açorianas do autor, apresenta-nos um rapaz e uma rapariga a assar batatas numa pequena fogueira de raminhos, enquanto se avistam ao longe alguns camponeses atarefados na Recolha de Batatas, título definitivo atribuído à obra quando passa a integrar, desde 1891, a colecção do Musée du Luxembourg.

Esta evocação dos trabalhos campestres remete para a cena de género sentimental de exaltação e glorificação do rude trabalho dos camponeses que marcam as pinturas realistas de Jean-François Millet.

Sem comentários: