Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Números do Congresso


Dos 1457 delegados ao XVIII Congresso do PCP, 26,7% ( número muito insatisfatório ainda) são mulheres e 73,3% homens; 60,4% dos delegados são dirigentes de movimentos e organizações de massas (dos quais 30% membros de Comissões de Trabalhadores e dirigentes e delegados sindicais); 36,3% dos delegados desempenham cargos públicos em diversos órgãos do poder central e, maioritariamente do poder local. Quanto à composição social dos delegados, o conjunto de operários e empregados atinge os 59%, os intelectuais e quadros técnicos os 29%, os estudantes 5%, os agricultores 0,8%, os pescadores o,2% e os diversos 3%. No que respeita à composição etária, 28 tem menos de 20 anos, 215 entre os 21 e os 30, 232 entre os 31 e os 40, 234 entre os 42 e os 50, 600 entre os 51 e os 64 e 148 têm mais de 64 anos.
Para quem diz que o PCP é um partido envelhecido, eu convido-os a analisar os dados da composição etária em que quase metade dos delegados são de gerações posteriores à Revolução de Abril.

3 comentários:

Paulo Topa disse...

Boa noite.

Conhece algum local na Internet onde estejam colocadas as alterações às teses. Creio que houve alterações, mas não encontro nenhum órgão de comunicação social que as refira. Aliás, nem no site do PCP consegui encontrar referência.
Agradecido:
Paulo Topa

joroca disse...

Não conheco nenhum local da internet. Eu, como delegado, tenho um livro com as alterações. Elas, as teses, irão ser publicadas com as alterações. Se no site do PCP ainda não estão alteradas, porque eu ainda não vi, então não sei onde poderão estar. Mas alguns orgãos da comunicação social fizeram referência às alterações efectuadas na redacção da parte referente à República Democrática da Coreia do Norte, mas foram mais as alterações e as inclusões de novos pontos. Aconselho-o a esperar pela publicação das teses.
Eu votei favoravelmente porque nos pontos em que eu tinha interesse as alterações foram efectuadas num sentido que me agradou mais do que a redacção originária, esclarecendo qualquer equivoco que pudesse surgir.

joroca disse...

Ah e já me esquecia... Obrigado pela sua visita e volte sempre! Abraços!