Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Existem "lapsos" assim...


Sessenta delegados votaram contra o actual comité central
O novo comité central do PCP acabou de ser eleito com 1377 votos a favor, 17 abstenções e 70 votos contra. Sabe-se já que José Casanova, apesar de integrar o comité central, não fará parte da comissão política.
Humberto Costa
21:57 Domingo, 30 de Nov de 2008

Alberto Frias
Este é o décimo oitavo congresso do PCP. O segundo dia do XVIII Congresso do PCP ficou marcado pela eleição do comité central, que regista a maior redução de sempre. Sem 41 membros, entram apenas 25 e este órgão passa ter apenas 158 elementos em vez dos 174 eleitos no congresso anterior.
A eleição decorreu durante esta noite e dos 1402 delegados, 1377 votaram a favor, 17 abstiveram-se e 06 votaram contra. A redução do número de membros do comité central prende-se com o facto de no processo de reorganização do ficheiro de número de militantes se ter verificado uma diminuição substancial de filiados. Dos cerca de 80 mil militantes, restam 50 mil.
Outra das novidades, que só será confirmada durante a madrugada, depois do comité central reunir e eleger os outros órgãos dirigentes, será a saída de José Casanova da comissão politica.
No que respeita à composição do comité central, verifica-se uma percentagem de funcionários que se situa muito perto dos 70 por cento, uma média etária de 47 anos e a presença de 39 mulheres, o que dá uma percentagem de 24,7 por cento.
Pela segunda vez esta eleição foi feita por voto secreto, não sem que no próprio regulamento do congresso ficasse lavrado o protesto: "a eleição do comité central por disposição antidemocrática da lei dos partidos, contrária ao direito e à possibilidade que os delegados ao congresso sempre tiveram de decidir democraticamente sobre o método de votação que entendem mais adequado, é feito por voto secreto".
É que não acertaram uma única vez!!

Sem comentários: