Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

sábado, maio 07, 2005

Eles mentiram e infelizmente ganharam.

Não conseguiram infelizmente apagar este sorriso. Posted by Hello


Tony Blair ganhou novamente com maioria absoluta as eleições Britânicas, deitando por terra o lema do BE que dizia: “Eles mentem, eles perdem.”. Também não haviam grandes alternativas, dentro do mau, Blair era o menos mau. A forma como as eleições britânicas se processam – por círculos uninominais – dificultam o exercício de uma verdadeira democracia, contribuindo para um sistema de bipartidarismo, no qual os dois únicos partidos com aspirações ao poder são muito semelhantes, não havendo assim alternativas. Esperemos que as declarações proferidas pelo Sr. Presidente da República e por alguns notáveis políticos não conduzam Portugal para uma situação igual, com o pretexto da estabilidade. Nessa situação estaríamos reféns de apenas dois partidos que actualmente já alternam no poder.



2 comentários:

joão garcia disse...

como deves saber, tudo aquilo que se lê durante uma campanha de um partido tem que ser analisado criticamente. os partidos durante eleições mais não fazem do que afirmar aquilo que parte da população quer/gosta de ouvir. no caso de portugal, existe um grande sentimento de anti-americanismo, o que é tanto induzido por alguns partidos, como explorado por outros. e as pessoas acabam por cair no discurso partidário, não formam ideias próprias...
quanto ao facto de o autor referir que em inglaterra se contribui para o bipartidarismo, queria so referir-lhe que o labour party teve apenas 37% dos votos, seguido dos tories com apenas menos 4%. O terceiro partido teve 22% dos votos, deve ser a soma dos votos do pp e do pc em portugal. belo exemplo de bipartidarismo! devia informar-se antes de fazer posts, basta ir ao google.

joroca disse...

Se o senhor estivesse informado analisaria a história política Britância e repararia que este sistema tem permitido a alternância de poder entre os Trabalhistas e os Conservadores, permitindo sempre maiorias, nunca - que eu saiba - houve uma coligação ou entendimento entre partidos. A subida dos Liberais como bem referiu deve-se a meu ver essencialmente ao descrédito nos dois últimos partidos que de comum têm muito. Tanto os Conservadores como os Trabalhistas alinham com a política dos EUA, seja aquele Governo Democrata ou Républicano. Ambos serviriam os EUA na guerra do Iraque e nas suas restantes pretensões. Perante tais semelhanças o Povo Britânico só tinha como opção os Liberais.