Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

segunda-feira, dezembro 27, 2004

O que é o Bloco de Esquerda?

É um partido de esquerda - dizem-me alguns -, outros há que da mesma forma que eu, não sabem o que pensar de tal formação partidária. Ainda em 91, o PSR era um partido comunista de ideologia trotskysta, a UDP era um partido comunista de ideologia marxista e a política XXI era um partido. Da união de todos estes partidos nasceu o Bloco de Esquerda ( até parece que vos estou a contar uma história de como nasceu uma qualidade de conhecidos cereais, mas não, é mesmo a história do nascimento do BE.). Desde então nunca mais se soube que ideologia perfilham ou se alguma perfilham, nem qual o projecto de sociedade que o Bloco de Esquerda tem para Portugal. Nada disto que é a base de um partido se sabe.

Estes três partidos, a meu ver, assumiram um pacto tácito com a sociedade capitalista. Em troca de protagonismo político nos seus meios de comunicação – e até algum favorecimento mediático – que os levasse onde sempre ambicionaram, os três partidos descaracterizaram-se e deixaram de pôr em causa os pilares fundamentais do sistema capitalista como até então o fizeram. Desta forma, o capitalismo aproveita-se de um partido sem organização, sem base social de apoio e sem uma militância que o sustente, para enfraquecer o único Partido que verdadeiramente afronta os seus objectivos – não podia haver melhor encontro de vontades. Contudo, está mais que provado que partidos que optam por enveredar por este caminho acabam por se esbater, sem no entanto deixarem de auxiliar o capitalismo nos seus objectivos. Só falta então agora saber o que acontecerá quando o capitalismo alcançar com este pacto o seu objectivo, ou quando o Bloco de Esquerda começar a ter poder para abalar o sistema capitalista? Nesta situação, só uma coisa pode acontecer: o capitalismo irá empregar os mesmos meios que utilizou para promover o Bloco, só que desta vez servirão para o eliminar e neste caso o trabalho será facilitado pelas fragilidades atrás referidas.

Por fim, deixo aqui as definições que tenho apurado, sobre o Bloco de Esquerda:

“Não passam de um bando de pseudo-esquerdistas, amantes de artes circenses e que poderão com as suas atitudes desprestigiar a política e a digna e justa luta do povo por melhores condições de vida”.

“O BE é como uma salada russa. Sabe bem ao comermos, mas nunca se percebe bem os ingredientes de que é feita nem se a maionese não irá provocar uma intoxicação.”

“São uns merdas que têm vergonha de se assumirem como comunistas de foice, martelo e estrela dourada sob pano vermelho e que se encapotam atrás de um esquerdismo sem conteúdo.”

“O BE é a esquerda cómica, é sobretudo uma construção mediática.”(É obvio, que neste artigo se fala em duas hipotéticas situações que possivelmente nunca acontecerão, isto para o bem do povo português e em especial dos trabalhadores, contudo, convém alertar para este perigo antes que nele sejamos enredados.)


2 comentários:

Anonymous disse...

agora é a minha vez! VIVA O BLOCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anonymous disse...

Estamos em 2008, tens um discurso politico de 1920's. Falas bem ao criticares as bases ideologicas do BE, mas eu também vejo uma incoerencia num partido se dizer comunista e defender o sistema democrático, de tudo o que li, continuo a achar obvio que num sistema comunista não ha lugar a democracia. Falas no "capitalismo" de uma maneira que, enfim. Defendes o que exactamente? o que é esse "capitalismo". és contra a propriedade privada? contra o mercado, contra a economia, contra a moeda? o que é o "sistema capitalista"?