Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Entendamo-nos!









Sou militante, condição da qual me orgulho e com a qual me identifico (senão também não o seria). Sempre defendi a linha ideológica e as posições da organização, do colectivo que é a organização. No meu conceito de unidade, a diversidade também tem lugar, a diversidade de pensamento.

A paixão por uma mesma coisa leva como é natural à escolha de formas diferentes de alcançar um mesmo objectivo: a valorização e o crescimento da organização. Contudo, também deverá ser natural que todos saibam respeitar o que o conjunto decide - ainda que não sejam estas as suas posições – e que todos se saibam respeitar uns aos outros. Sempre acreditei em tudo isto e continuarei a acreditar, só peço que não seja a organização nem a outra parte que me façam desacreditar em tudo aquilo que acho possível. A parte “derrotada” não deverá puxar violentamente a corda para o seu lado (julgando-se senhores da verdade), deverá sim contribuir para o crescimento da organização, trilhando com o colectivo lado a lado o caminho por este escolhido sem no entanto abdicar das suas posições. Do outro lado, os vencedores deverão continuar a respeitar os “vencidos”, não se devendo eles achar na legitimidade que erradamente julgam ter adquirido pela “vitória”, para prosseguir e ameaçar com a expulsão daqueles que em certos aspectos pensam de forma diferente e tudo isto porque também querem o melhor para a organização. Temos uma corda que será a organização, e duas partes a puxa-la violentamente cada uma para seu lado. No fim alguém irá ficar a perder! Neste jogo de correlação de forças, ambas as partes pensam que mais cedo ou mais tarde a outra irá ser vencida, porém, o que elas não vêem é que a derrotada é a organização e todos os que dependem dela, porque esta esfrangalha-se por cada puxão que cada parte dá.

Continuo a acreditar na tolerância, continuo a acreditar que numa organização a diversidade de opiniões colocam-na mais próxima da sociedade e continuo a acreditar que a unidade só se consegue com tolerância das duas partes. Quando a organização não espelha o meu pensamento é obvio que estarei mais longe desta organização...

1 comentário:

alvitrando disse...

Meu caro jororoca: Depois de alguns comentários que fez a artigos meus, tive a oportunidade de ler esta sua apresentação. Devo dizer-lhe que a subscrevo na íntegra. Devo também dizer-lhe que os "vencedores", lamentavfelmente, não agiram de acordo com as suas (e minhas expectativas). Ou eu estou muito enganado ou vamos pagar muito caro por isso. Um abraço do camarada Lopes Guerreiro.