Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

terça-feira, dezembro 21, 2004

Igualdade vs. Liberdade

Quem visita Cuba encontra um bom estimulo para reflectir sobre a necessidade de uma nova síntese entre valores da liberdade e da igualdade que ainda não foi conseguido. Os dirigentes cubanos estão convencidos de que , com o seu sistema , que prioriza as políticas sociais às económicas, encontraram esta síntese.

Cuba coloca a tónica na igualdade, enquanto no ocidente a pomos na liberdade. Nós somos todos livres, mas também o somos para ser pobres, analfabetos ou desempregados. A União Soviética privilegiou a igualdade e matou a liberdade. O Ocidente privilegia as liberdades, mas sacrifica , de algum modo , a igualdade. Entre nós a liberdade individual coabita com desigualdades chocantes.

As políticas sociais cubanas podiam ser um modelo para o Ocidente. (...) O problema é que aquele modelo não se revelou até agora conciliável com uma economia de mercado. (...) Só sob um regime forte é possível transferir para a saúde, a educação, a cultura e o desporto, meios orçamentais tão elevados. (...)

Nos Estados Unidos, o país mais rico do Mundo, há 43 milhões de pobres. Que significado tem um alto rendimento per capita coabitando com um exército de analfabetos, desempregados e famintos?

Almeida Santos

In “visão” 9 de Novembro de 2000

Sem comentários: