Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

sábado, março 22, 2008

Kumpania Algazarra

Para ouvir clica aqui

Estamos em boa Kumpanhia. Por isso toca a fazer muita algazarra. Vamos dançar até o dia romper. Esta música é de festa.
Os kumpania Algazarra misturam várias cores no seu som. Sempre tons alegres. Para mais facilmente se identificar a sua música poderíamos dizer que seriam a banda sonora perfeita para um qualquer filme de Emir Kusturica. Os sons de leste, com especial incidência na musica cigana, são a maior fonte de inspiração desta fanfarra.
Mas atenção que eles não se ficam por estas paragens e transportam para dentro das suas composições outras culturas. A faixa dois deste EP, “ Nove Estações”, traz consigo pedaços do calor de África.
E claro os sons portugueses. Eles cantam em português. Nasceram e cresceram em Sintra. O tema que deveria fechar este disco de nome “Bailinho da Caravana”, mas que por lapso fugiu daqui para voltar a dar lugar a “Ó Cidade”, apesar de aparecer registado, tem no bandolim o instrumento que nos remete para o tradicional português. Quem desejar ouvir este tema, que nos transporta igualmente para o médio oriente.
O que cativa nesta música é o facto de todas estas referências se conjugarem no mesmo espaço, sem se atropelarem, tornando estas canções mais atractivas.
Claro, que isto é folk. Um folk, que muito por culpa dos sopros, por vezes atira um pouco para o ska. Mas se numa qualquer discoteca desejarmos arrumar este disco, teremos, de o colocar na prateleira da world music. Sim, por que isto é música do mundo. De vários mundos.
Os Kumpania Algazarra criam sons que entram no nosso corpo e nos obrigam a mexer o pé. Por minutos libertamos o stress e esquecemos o dia a dia, perante um som que nos cativa o espírito.
Abram alas e deixem passar esta fanfarra. A festa vai começar. Tragam Kumpanhia e venham para o baile.


Nuno Ávila

Sem comentários: