Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

sábado, março 01, 2008

Faleceu Maria Adelaide Dias Coelho Aboim Inglez

Faleceu ontem Maria Adelaide Dias Coelho Aboim Inglez. Nascida em 1932, em Castelo Branco, no seio de uma família antifascista, dedicou toda a sua vida à luta contra o fascismo e pela liberdade. Maria Adelaide aderiu ao PCP em 1953, tendo passado dez anos na clandestinidade. Presa por duas vezes passou dois anos na Cadeia de Caxias, Maria Adelaide assumiu várias tarefas clandestinas das quais se destacam o seu papel na ligação entre a organização dos camaradas presos nas cadeias fascistas e a organização do Partido no exterior, assim como na luta de solidariedade e pela libertação dos presos políticos. Entre 1968 e 1975, por indicação do Partido, residiu em Moscovo com Carlos Aboim Inglez, seu companheiro de sempre.

1 comentário:

Anonymous disse...

Maria Adelaide D C de Aboim Inglez irmã nasce em Castelo Branco Será a 7ª de 9 irmãos, entre eles o Pintor José Dias Coelho assasinado pela Pide a 19 de Dezembro de 1961.Uma grande mulher, tendo desde muito cedo enverdado por uma opção de classe com seu partido de sempre o PCP, dedicou a sua vida a luta por um Portugal mais justo, fraterno, solidário e onde a democracia fosse uma realidade, com o seu companheiro de sempre Carlos H S de Aboim Inglez estiveram na clandestinidade foram presos e torturados sua filha mais nova Margarida C Aboim Inglez foi tambem presa com 4 anos de idade.
Com a indicação do partido foram para a União Soviética onde lhes nasce a ultima filha Isabel C Aboim Inglez e onde permanecem até ao 25 de Abril de 1974. Maria Adelaide entre outras tarefas fica com a ligação entre os presos políticos e a organização do partido fora das cadeias, assim como a luta de solidariedade com os presos políticos. Com o 25 De Abril regressa a Portugal com o seu companheiro e suas filhas onde trabalha na Soeiro Pereira Gomes na contabilidade central, anos passados vai para o CT Vitoria na Avenida da Liberdade onde trabalha na livraria até aos seu últimos dias, a 16 de Janeiro um brutal AVC leva-a ao hospital e a 29 de Fevereiro a vida é lhe colhida.
Até Sempre Camarada.
A Luta Continua.