Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

sexta-feira, junho 17, 2005

Breve carta ao Camarada Álvaro


Álvaro Cunhal Posted by Hello
Um dia estive frente a frente contigo e não consegui explorar-te como gostaria. Hoje, disso muito me arrependo. Tive a oportunidade que muitos gostariam de ter tido e não a soube aproveitar. Gostaria de te ter desfolhado como se desfolha um livro que muito se ama. Gostava de te ter lido, gostava de ter tido respostas às questões que hoje coloco, gostava acima de tudo, de te ter descoberto. Nada disto fiz… talvez porque achasse que nunca desaparecesses, talvez porque pensei que Homens como tu nunca morreriam. Considerava-te único e se calhar por isso parecer-me-ias imortal! Porém, hoje orgulho-me de contar que falei contigo, que palrei com um dos Homens mais inteligentes e importantes da História nacional e internacional do século XX, conversei com um Homem do século XXI e acima de tudo um Homem, cuja memória se perpetuará por tantos anos quantos aqueles que o mundo tiver. Apesar de seres o Álvaro Cunhal – com todo o significado que o nome acarreta – foste acessível, de trato simples, simpático e bem-humorado. Foste como tu sempre soubeste ser, foste coerente. Aprendi muito com a tua vida, é caso para dizer que levei uma verdadeira lição de vida.
Poderia estar aqui a falar muito mais coisas sobre ti, mas para quê mais palavras quando o carinho do povo português mostrou o Homem que foste? Só me resta dizer: Hoje e sempre tu estarás presente….
Obrigado por teres sido o grande Homem que foste e por teres sido o Camarada.
Obrigado por teres lutado pela minha Liberdade.
Obrigado Álvaro.

9 comentários:

joroca disse...

http://online.expresso.clix.pt/dossiers/cunhal/galeria.asp

Miguel Bettencourt disse...

Qual liberdade, aquela que o jean paul sartre desenhou no aeroporto da portela em 75, com uma G3 nas mãos? Ou aquela, que se viveu na sibéria? Explica lá isso de liberdade, olha que o Pol Pot foi bem liberal, foram logo 2milhões, mas houveram mais libertinos, não no sexo mas na política, olha que aquilo na Coreia do norte e em Cuba é uma liberdade maluca.

desassossegado disse...

mostraste que sabes escrever! Quando se escreve sobre aquilo que se conhece e se sabe as coisas saem bem, este texto é um belo exemplo! dos melhores posts que aqui vi! Ninguém tem que falar de tudo e sobre todos, se falares sobre o que conheces conseguirás fazer um bom trabalho!

makukula disse...

ó desassossegado, tu não passas de um ignorante de merda, coitadinho, ainda queria ver o teu blog. Palhaçosaopoder é sugestivo o nome não?

Anonymous disse...

Estes gajos não percebem que nem todas as pessoas pensam como eles...acordem!

desassossegado disse...

Ó coninhas ensonso, de anonymous, tu é que estavas bem com uma pedra mármore de 5000toneladas em cima desses cornos, ao lado do camarada cunhal que já arde no inferno.

Afonso Rodrigues Ferreira disse...

Uma palavra bastaria para definir o que para aqui anda. Vergonhoso. Eu compreendo que vocês, que atacaram acerrimamente este post, alegando que o Camarada – que me desculpe a intimidade – Cunhal lutava por uma liberdade tão vermelha que pouco tem em comum com o que nós conhecemos como liberdade, não concordem com o que aqui foi dito, mas tenham paciência! Não podemos simplesmente ignorar todo o trabalho e, convicto, suor que deste camarada saíram. Acima de todo, Álvaro Cunhal lutou por aquilo que acreditava ser melhor para o nosso país, e temos de lhe reconhecer, com toda a legitimidade, o mérito que tem pelos seus tempos de luta e de muito sacrifício. Não o quero, com isto, “canonizar”, também reconheço que cometeu os seus erros, embora sempre em prol daquilo que sinceramente defendia, só acho extremamente reprovável que se não reconheça a sentida, e acima de tudo, merecida homenagem que aqui foi “postada”. E quem não tem o bom senso de a reconhecer, não avaliou correctamente a importância que tal individualidade representa na nossa história. Mas acima de tudo, não se consegui aperceber do momento histórico que vive. Por isso, para quem vem, simplesmente, por puro sarcasmo, manchar o tributo aqui deixado, apenas me restar dizer-lhes: Tenham vergonha!

Salvador Côrte Real disse...

Para as pessoas que fazem comentários muito infelizes e que apenas aqui vêm gozar e falar mal, sem qualquer crítica construtiva aconselháva-vos a estudarem História no verdadeiro sentido da palavra...Já agora, um pouco de maturidade não vos fazia mal nenhum!

Anonymous disse...

Não reconhecem que esta figura(Alvaro Cunhal) faz parte da historia de Portugal!E que muitos que por aí andam nunca serão lembrandos como este senhor!Mas enfim...só veem dizer porcaria!