Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

terça-feira, abril 28, 2009

Rafael Correa reeleito!

Rafael Correa, izquierda, celebra con su compañero de candidatura Lenin Moreno los primeros sondeos


O Presidente do Equador, Rafael Correa, festejou a vitória nas eleições presidenciais de ontem apenas com base nas sondagens à boca das urnas, e quando estava contada apenas uma pequena parte dos votos.


Os seus opositores, o nacionalista Lucio Gutierrez e o milionário Alvaro Noboa, recusaram reconhecer a derrota com base nessas projecções em sondagens à boca das urnas que dão a Correa entre 54 a 55 por cento.

Às primeiras horas da manhã, contados que estavam 16 por centos dos boletins, o Conselho Nacional Eleitoral fez saber que Correa seguia à frente com 50,2 por cento dos votos, resultado que a confirmar-se lhe daria uma vitória na primeira volta. A lei eleitoral prevê que um candidato passe logo na primeira volta desde que tenha 40 por cento dos votos ou dez pontos de avanço sobre o segundo mais votado.

Ainda segundo os resultados parciais, Gutierrez obteria cerca de 30 por cento e Noboa à volta de 11 por cento.

“Até à vitória sempre!”, clamou o Presidente cessante de 46 anos, retomando um célebre slogan de Che Guevara, dirigindo-se aos apoiantes frente à sede do seu partido em Quito. Correa foi eleito em 2006. Esta eleição acontece depois do referendo de Setembro do ano passado para a a adopção de uma nova Constituição de inspiração socialista.

“As minhas primeiras palavras são para o povo equatoriano, de agradecimento profundo (...) pois vencemos de forma esmagadora”, tinha antes dito em Guayaquil, bastião da oposição.


in Público

Sem comentários: