Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Para que não se repita algo semelhante.

«Aos camaradas que me estão a ouvir eu peço que retenham na memória o que vou dizer. Se por nossa desgraça tivermos um governo só de socialistas, sem os comunistas, eu já vou dizer o que é que eles vão fazer. Não precisamos que eles nos anunciem. Se formarem governo sem os comunistas vão congelar salários. Vão dificultar a contratação colectiva de trabalho. Vão aumentar os preços. Vão agravar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores. Vão dar maiores lucros aos capitalistas. Vão restituir terras aos agrários. Vão restituir fábricas aos capitalistas que as sabotaram, que as conduziram à falência e que os trabalhadores conseguiram manter. Esta vai ser a política, se ficar um governo só de socialistas, sem comunistas.»
(Álvaro Cunhal, num comício na Companhia das Lezírias em 20 de Junho de 1976, antes da formação do 1.º governo constitucional, do PS, chefiado por Mário Soares. Formado um mês depois, esse governo aliou-se, de facto, à direita).

1 comentário:

Miguel(um fazendeiro do alentejo) disse...

ó meninozinho de merda sabes lá tu as ideiazinhas que cunhal que felizmente já arde no céu tinha em mente! proletariado? capitalismo desenfriado? sabes que se não fosse o capitalismo não havia operariado! e sabes o que defende marx? se ao menos tivesses a esperteza de ler sabias que ele defende o capitalismo ele acha-o necessário para a livre circulação da economia. pois é a ignorância mata e o cunhal arde.