Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Assim se vê a alma de um Povo!

Mensagem solidária ao povo norte-americano
• Texto da Declaração aprovada pelos deputados da Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba

O povo de Cuba vem acompanhando com preocupação as notícias relativas aos efeitos do furacão Katrina nos territórios da Louisiana, Mississipi e Alabama. Informações ainda incompletas permitem compreender que se trata de uma verdadeira tragédia, de dimensões extraordinárias.

Em termos da destruição física e danos materiais, é considerado o desastre natural mais custoso da história americana. A Cruz Vermelha norte-americana estima que seu trabalho será mais árduo que o que teve que acometer quando da atroz sabotagem no World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

Milhares de pessoas estão isoladas em zonas alagadas, perderam suas casas, estão deslocadas ou refugiadas. A governadora da Louisiana declarou que a situação em Nova Orleans é desesperada pois o nível da água continua subindo. O prefeito dessa cidade declarou que centenas e talvez milhares de pessoas morreram lá.

Esse desastre, com sua enorme carga de morte e sofrimento, abate-se sobre a população desses estados, mas açoita com maior força os afro-americanos, os trabalhadores latinos e os norte-americanos pobres, os quais fazem parte dessa grande massa dos que esperam ser resgatados e levados a lugares seguros, e neles se concentra o maior número de vítimas fatais e de pessoas que ficaram sem lar.

Estas notícias provocam dor e tristeza nos cubanos. Em seu nome queremos expressar nossa profunda solidariedade ao povo dos Estados Unidos, às autoridades estaduais e locais e às vítimas dessa catástrofe. O mundo todo deve sentir esta tragédia como própria.

Assembléia Nacional do Poder Popular da República de Cuba

Havana, de setembro de 2005

2 comentários:

cerf disse...

Prós & Contras: Lixo Tóxico Televisivo! (carta aberta)


Em Portugal, país com alto défice de discussão pública, existe um programa de televisão que em muito contribui para que essa realidade se perpetue! Sob a fachada de um suposto quadro de oradores pluralista e democrático, esconde-se uma pura máquina de contra-informação mediática! Inserida na actual corrente jornalística, em que esses profissionais intentam agressivamente impor a sua opinião de modo manipulativo e coercivo, Fátima Campos Ferreira e a sua produção, forjam de forma descarada o ónus da discussão dos problemas que abordam. Com raras excepções, em que são convidados militantes ou simpatizantes de todos os quadrantes políticos, a maior parte das vezes, assiste-se não a um debate, mas a uma afinada conversa de amigos. Conversa esta, onde entre regozijos e troca de elogios, se pede até desculpa aos restantes intervenientes por se discordar superficialmente em determinado ponto da matéria em questão. Da mesma forma, quando é feita uma discussão com a presença da sociedade civil, existe uma enorme disparidade representativa das camadas sociais existentes na nossa nação e os ilustres senhores que se sentam naquelas cadeiras! Dá-se preferência, é explícito, aos grandes empresários, gestores, economistas e até à nova e irritante vaga de jornalistas economistas neo-liberais. O povo, este, principal atingido pelos celeumas ali debatidos, é arredado para uma mínima ou inexistente expressão opinativa! Geralmente, repito, salvo excepcionais situações, o campo ideológico é centrado entre a direita conservadora e a direita liberal. As controvérsias, quando as há, devem-se principalmente a rivalidades de poleiro entre as duas principais forças políticas, que compactuam e sabem muito bem usufruir da vantagem de não terem presente nenhuma voz alternativa à via pró-capitalista!
Ora vamos lá analisar a questão de uma forma séria e comprovativa: se em Portugal existe um sistema democrático que baseia a sua funcionalidade em regulares actos eleitorais, faz todo o sentido, que seja esta manifestação, um bom indicador da concordância dos votantes com os projectos e ideias apresentadas. Desta maneira, visto que uma boa parte dos portugueses não considera uma fatalidade determinística a eterna renovação do capitalismo, é completamente natural e justo, a comparência assídua, de um representante coerente com estas aspirações nos diversos debates que se realizam! Ainda para mais, tratando-se da televisão pública, de utilidade e serviço público! A RTP não deve ser regida como meio propagandístico do governo ou de lobbys neo-liberais!
Auto – denominando-se de “espaço de liberdade e descomprometido”, pregão inúmeras vezes repetido, este programa seguiu um percurso evolutivo cada vez mais sectário e faccioso. Escamoteia verdades factuais e utiliza artifícios de omissão, para forçosamente concluir que determinados problemas são insolúveis! Ou então, atirando para cima da mesa um monte de argumentos e não lhes atribuindo o verdadeiro valor, Fátima Campos Ferreira confunde os espectadores das reais causas que levaram a determinadas situações, ao que os presentes, muitas vezes com responsabilidades nas devidas matérias, cumplicitamente acenam com a cabeça em sinal de concordância. Lavam a imagem e as mãos como Pilatos. Partem do estúdio com um novo fôlego para uma qualquer eleição que se avizinha, ou quem sabe, um bom lugar na administração de uma empresa ou de uma instituição pública! Cumpriram a sua função de classe, ou seja, o reforço da actual veneração da doutrina capitalista. Sistema este, que utiliza assim os meios por nós financiados para garantir a sua manutenção. E encapotado por este embuste televisivo, impede que o povo se revolte e tome por direito aquilo que lhe pertence!
Não será por acaso, que a população portuguesa se sinta cada vez mais afastada da política! Não será por acaso, que o povo português se indague como é que todas as semanas se reúnem vários sábios com soluções para os diversos problemas do país e esses sapientes, muitas vezes ex-políticos de elevadas funções, em nada actuem para a efectiva melhoria das condições de vida da população! É de estranhar, isso sim, que o programa que simultaneamente é exibido na concorrência (Levanta-te e ri) consiga por vezes, ser mais conciso e verdadeiro nas críticas que faz, do que o próprio espaço de debate “livre e descomprometido”!

Acuso deste modo, em nome de todos os espectadores sérios e atentos, o programa “Prós & Contras”, de promover uma descomunal farsa “orweliana” que em todo plano nos transporta, para contextos informativos existentes em estados totalitaristas e ditatoriais.

Este programa, prova viva da actual decadência política, é um dos grandes culpados pela falta de participação e intervenção cívica da população nos assuntos de interesse geral. Pecando não só, por intricar questões banais em emaranhados retóricos de pura demagogia dispersante, como por boicotar a resolução destas, ao emborcar numa metodologia falaciosa! Promovendo deste modo, o atraso cultural, intelectual e político de todos nós e o afastamento cada vez mais acentuado entre o povo e os seus governantes!

O programa “Prós & Contras” deverá, célere e urgentemente, mudar o seu formato e filosofia de participação, sob pena de não garantir em pleno o direito constitucional de liberdade expressão para todos os cidadãos!


Itelvino Rodriguez

email: cerf@portugalmail.pt
site: www.carapau.pt.vu
#64294

Anonymous disse...

Discussão Sobre O Fenómeno dos Blogues em Portugal

O Fórum "O Carapau" está a promover uma discussão sobre o fenómeno dos blogues em Portugal e convida desde já, todos aqueles que desejem escrever umas linhas sobre este assunto!
http://carapau.webcindario.com/viewtopic.php?p=2012#2012

um abraço!