Mensagem solidária ao povo norte-americano
• Texto da Declaração aprovada pelos deputados da Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba
O povo de Cuba vem acompanhando com preocupação as notícias relativas aos efeitos do furacão Katrina nos territórios da Louisiana, Mississipi e Alabama. Informações ainda incompletas permitem compreender que se trata de uma verdadeira tragédia, de dimensões extraordinárias.
Em termos da destruição física e danos materiais, é considerado o desastre natural mais custoso da história americana. A Cruz Vermelha norte-americana estima que seu trabalho será mais árduo que o que teve que acometer quando da atroz sabotagem no World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.
Milhares de pessoas estão isoladas em zonas alagadas, perderam suas casas, estão deslocadas ou refugiadas. A governadora da Louisiana declarou que a situação em Nova Orleans é desesperada pois o nível da água continua subindo. O prefeito dessa cidade declarou que centenas e talvez milhares de pessoas morreram lá.
Esse desastre, com sua enorme carga de morte e sofrimento, abate-se sobre a população desses estados, mas açoita com maior força os afro-americanos, os trabalhadores latinos e os norte-americanos pobres, os quais fazem parte dessa grande massa dos que esperam ser resgatados e levados a lugares seguros, e neles se concentra o maior número de vítimas fatais e de pessoas que ficaram sem lar.
Estas notícias provocam dor e tristeza nos cubanos. Em seu nome queremos expressar nossa profunda solidariedade ao povo dos Estados Unidos, às autoridades estaduais e locais e às vítimas dessa catástrofe. O mundo todo deve sentir esta tragédia como própria.
Assembléia Nacional do Poder Popular da República de Cuba