Aqui posto de comando do Movimento das Palavras Armadas.

quinta-feira, outubro 30, 2008



Sei que não é tempo delas, mas aqui fica uma bonita foto tirada por um amigo que gosta de fotografia e que faz questão de as publicar num sitio da internet. Porque as suas fotos são bonitas e já lhe tinha prometido fazer um post dedicado ao seu sítio na net, aqui fica uma magnifica exemplar das suas capacidades de objectiva na mão. Para visualizar mais fotos do "artista" basta clicar na imagem.

«Viraste à esquerda, na comida?»


Virei à esquerda, na vida. Na política, muito! Estou do lado dos pobres e dos fracos. A direita política não toma conta deles. Percebi que é um conjunto de queques e betos, vivendo uma existência paralela. Posso ser conservador, defendendo o pobre, o trabalhador. A esquerda, aliás, é conservadora: não gosta que se estraguem as coisas, defende os pequenos produtores, o que é português, isso tudo. Esta crise deu para notar que a direita está cada vez mais cristalizada na defesa do patrão e do capitalismo. Esses cabrões estão a jogar com abstracções totais, mas que afectam as nossas vidas.


Miguel Esteves Cardoso, in «Comer, beber, esquerda… volver!» entrevista de Miguel Carvalho, Visão.


Isto prova que as pessoas mudam e por vezes para melhor. Esta viragem de MEC já tinha sido evidenciada quando fez uma reportagem sobre a "Festa do Avante!" e que nós publicámos na devida altura aqui no blogue.


quarta-feira, outubro 29, 2008

The Killers

The Killers são uma banda dos Estados Unidos de rock alternativo e que lançou há bem pouco tempo seu novo single, "Human". Já me tinham surpreendido com a música "Read My Mind", a qual ouvi recentemente enquanto passeava num espaço comercial. A sua principal particularidade é o facto de, muitas vezes, as suas letras não fazerem qualquer sentido lógico e eu gosto disso...

sábado, outubro 25, 2008

André Borges-Pintura

A pintura começa na mesa onde apoias os frascos
Clicar na imagem para entrar no blogue

Através de um dos últimos comentários colocados no meu blogue, e o qual eu desde já agradeço, fui dar a este magnífico blogue sobre pintura e ao qual eu aconselho a visita. Parabéns ao autor do blogue.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Um evento a marcar na agenda...



Segunda-feira, dia 15 de Dezembro, Rita Red Shoes actuará no arena alive do casino de Lisboa. A entrada será gratuita.

segunda-feira, outubro 20, 2008

A brincar...


Foi lançada uma petição para que o Hino Nacional, “A Portuguesa”, fosse substituido. E que melhor substituto que não este hino à portugalidade que é o “Movimento Perpétuo Associativo” dos Deolinda.

Porque o tempo dos “heróis do mar” já lá vai há muito…Porque não somos actualmente nem “nobre povo”, nem “nação valente”…
Porque, como tal, não faz sentido mantermos um hino que reflecte um nacionalismo tacanho e bélico (Às armas, às armas, pela pátria lutar, contra os canhões marchar marchar” (???)) e que está completamente desactualizado e desfocado da realidade do país…
Porque nesta nação reina o conformismo, a apatia e o desinteresse generalizado por aquilo que nos rodeia…
Porque é preciso um “murro no estômago” para acordarmos do estado de latência a que chegámos…
Porque qualquer nação que queira evoluir tem de ter uma noção clara e consciente dos seus males e dos seus vícios mais negativos;
Porque não é possível continuarmos a assobiar para o lado, a fingir que está tudo bem, a acenar a bandeirinha e o cravo nas horas certas, enquanto no dia-a-dia nada fazemos para que as coisas melhorem…
Porque qualquer demonstração de idealismo e convicção forte é considerado, desde logo, uma utopia, um defeito, um fracasso…
Porque, em consequência disso, quem melhor se safa são cada vez mais os mediocres, os oportunistas, os “lambe-botas”…
Porque se exige uma reflexão séria sobre o futuro do país…
Porque é urgente que ocorra uma mudança de mentalidades no nosso país, capaz de gerar um maior dinamismo, um maior espírito crítico, uma maior irreverência…
Porque precisamos de um hino que esteja realmente de acordo com a actualidade nacional, que melhor retrate o país…
Por tudo isto, os subscritores desta petição vêm, por este meio, propor o tema “Movimento Perpétuo Associativo” dos Deolinda como novo hino nacional.



Movimento Perpétuo Associativo - Deolinda

Agora sim, damos a volta a isto!

Agora sim, há pernas para andar!

Agora sim, eu sinto o optimismo!

Vamos em frente, ninguém nos vais parar!

(resposta:)

Agora não, que é hora do almoço…

Agora não, que é hora do jantar…

Agora não, que eu acho que não posso…

Amanhã vou trabalhar…

Agora sim, temos a força toda!

Agora sim, há fé neste querer!

Agora sim, só vejo gente boa!

Vamos em frente e havemos de vencer!

(resposta:)

Agora não, que me dói a barriga…

Agora não, dizem que vai chover…

Agora não, que joga o Benfica…

e eu tenho mais que fazer…

Agora sim, cantamos com vontade!

Agora sim, eu sinto a união!

Agora sim, já ouço a liberdade!

Vamos em frente, é esta a direcção!

(resposta:)

Agora não, que falta um impresso…

Agora não, que o meu pai não quer…

Agora não, que há engarrafamentos…

Vão sem mim, que eu vou lá ter… (x13)

Sol de Inverno



Sabe deus que eu quis



Contigo ser feliz



Viver ao sol do teu olhar,



Mais terno.



Morto o teu desejo



Vivo o meu desejo



Primavera em flor



Ao sol de inverno
El Rapto de la Utopía
Julio César Banasco


Sonhos que sonhei



Onde estão



Horas que vivi



Quem as tem



De que serve ter coração



E não ter o amor de ninguém.



Beijos que te dei



Onde estão



A quem foste dar



O que é meu



Vale mais não ter coração



Do que ter e não ter, como eu.



Eu em troca de nada



Dei tudo na vida



Bandeira vencida



Rasgada no chão,



Sou a data esquecida



A coisa perdida



Que vai a leilão.



Sonhos que sonhei



Onde estão



Horas que vivi



Quem as tem



De que serve ter coração



E não ter o amor de ninguém.



Vivo de saudades, amor



A vida perdeu fulgor,



Como o sol de inverno



Não tenho calor.







Jerónimo Bragança

Para reflectir...

Nos Açores o PS venceu com maioria absoluta, elegendo 30 deputados. O PSD elegeu 18 deputados, tendo descido 20 pontos percentuais. O CDS-PP subiu em número de deputados, tendo eleito 5 deputados, mais 3 do que os que já tinha anteriormente. O BE triplicou o número de votos, estreando-se com 2 deputados e a CDU volta ao parlamento regional com um deputado, com sensivelmente o mesmo número de votos que teve anteriormente. A grande surpresa fica-se pela eleição de um deputado do PPM! Por outro lado a abstenção supera os 50%.
Em resumo, os grandes vencedores são o PS, o CDS-PP que garante uma subida bastante significativa e o BE que triplica o número de votos e o PPM que contra todas as expectativas elege um deputado. Os derrotados são o PSD que não conseguiu aproveitar o desgaste provocado ao PS por tantos anos de poder e a CDU que não conseguiu capitalizar o descontentamento que se reflecte no número da abstenção. Carlos César tem razão quando diz que não é culpa do PS o número da abstenção, porque cabe aos partidos da oposição mobilizarem os eleitores descontentes a votarem em si, mas a abstenção é um mau reflexo num sistema cuja legitimidade é baseada na participação popular. Caso Carlos César não tenha ainda notado, acabou por ser eleito por uma maioria mas de apenas metade da população eleitora, legitimidade democrática algo duvidosa esta! A verdade é que a CDU deveria, à semelhança do BE, ser capaz de capitalizar o descontentamento e assim subir em termos percentuais. A recuperação da representação parlamentar não justifica qualquer satisfação, quando essa representação deveria ser muito superior. Infelizmente, acabámos por ser uns dos derrotados da noite...

sexta-feira, outubro 17, 2008

Novo CD e novo single "Forgiven"


Clicar na imagem para ouvir


Os Within Temptation são já conhecidos do público português, somando discos de ouro e platina a actuações ao vivo completamente inesquecíveis, para todos os que tiveram a oportunidade de assistir, em directo, ao fenómeno que é a banda da carismática cantora Sharon den Adel, surge agora ‘Black Symphony’.

‘Black Symphony’ é o registo perfeito, em áudio e vídeo, de uma dessas actuações, desta feita perante mais de 10.000 fãs, de um concerto único com a participação da Metropole Orchestra e de um coro de 20 vozes.

A revista Kerrang!, que é a referência em termos de rock, considerou este concerto como 'The best show on Earth' !


In SonyBMG

http://www.alentejopopular.pt/


Como anteriormente pedimos, aqui está o sítio na internet do «Alentejo Popular», com um novo visual, bem mais atraente e com o contéudo interessante de sempre. Este jornal é um dos melhores na região e já merecia uma página online, de forma a divulgar ainda mais este meio de comunicação. A todos os que elaboram e trabalham para o jornal, os meus mais sinceros parabéns e que o «Alentejo Popular» permaneça nas bancas por muitos anos. Ah! é verdade, a página tem uma óptima qualidade e está muito bem conseguida, assim como a imagem do próprio jornal, será sem dúvida um sítio de referência no que diz respeito a notícias da Região Alentejo.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Bella ciao




A "Bella Ciao" é uma canção da resistência Italiana da Segunda Grande Guerra Mundial, sendo a sua origem incerta e o autor da canção desconhecido. Foi agora utilizada em publicidade do IKEA.


Una mattina mi son svegliato,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
Una mattina mi son svegliato,
e ho trovato l'invasor.


O partigiano, portami via,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
O partigiano, portami via,
ché mi sento di morir.


E se io muoio da partigiano,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E se io muoio da partigiano,
tu mi devi seppellir.


E seppellire lassù in montagna,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E seppellire lassù in montagna,
sotto l'ombra di un bel fior.


E le genti che passeranno,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
E le genti che passeranno,
Mi diranno «Che bel fior!»


«È questo il fiore del partigiano»,
o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!
«È questo il fiore del partigiano,
morto per la libertà!»



Tradução em Português



Acordei de manhã
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
Acordei de manhã
E deparei-me com o invasor


Ó resistente, leva-me embora
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
Ó resistente, leva-me embora
Porque sinto a morte a chegar.


E se eu morrer como resistente
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
E se eu morrer como resistente
Tu deves sepultar-me


E sepultar-me na montanha
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
E sepultar-me na montanha
Sob a sombra de uma linda flor


E as pessoas que passarem
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
E as pessoas que passarem
Irão dizer-me: «Que flor tão linda!»


É esta a flor
Minha querida, adeus, minha querida, adeus, minha querida, adeus! Adeus! Adeus!
É esta a flor do homem da Resistência
Que morreu pela liberdade

quarta-feira, outubro 15, 2008

Arte de Cuba


terça-feira, outubro 14, 2008

Exposição de artistas Cubanos na Assembleia da República


Constitui um grande motivo de satisfação para o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal –Cuba poder proporcionar a presente exposição de obras de artistas plásticos cubanos na Assembleia da República.

Para além do diálogo, da cooperação e do estreitamento de relações de natureza política entre instituições parlamentares, que constituem a razão de ser fundamental da existência de grupos de amizade, a criação de um Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Cuba na Assembleia da República – a que a Assembleia Nacional de Cuba correspondeu com a criação de um Grupo de Amizade Cuba – Portugal, com o qual mantemos as mais fraternas relações – assumiu também como um dos seus objectivos a promoção de iniciativas que pudessem contribuir para a aproximação e o melhor conhecimento mútuo da realidade cultural de ambos os países. Esta exposição insere-se nesse objectivo.

Em nome do Grupo Parlamentar de Amizade, cumpre-me agradecer à Embaixada da República de Cuba em Portugal ter tornado possível esta exposição, assegurando a presença entre nós de artistas plásticos cubanos de elevado prestígio e oferecendo-nos a possibilidade de apreciar obras de elevada qualidade, e aos serviços competentes da Assembleia da República que, com empenho, criaram condições para que esta iniciativa pudesse realizar-se.


António Filipe

Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal - Cuba
Clicar na imagem para obter mais informações

segunda-feira, outubro 13, 2008

...



Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,

é não te ver e amar-te,
como um cego.

Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.


Pablo Neruda

sábado, outubro 11, 2008

Homenagem a José Saramago

"Mas no que respeita a José Saramago, creio que a sua condição de comunista e a grandeza da sua obra literária não são facilmente dissociáveis: estou em crer que, sem essa condição, a massa humana de muitos dos seus livros não se moveria com o mesmo fulgor e não se sentiria em muitos deles o penoso, trágico, exaltante, contraditório, luminoso, sombrio, incessante movimento da história. Sem dúvida, o Nobel deu projecção planetária ao autor e à obra.

Mas se esse prémio foi importante para José Saramago - e um motivo de alegria e orgulho para todos nós - esta sua concreta atribuição ao escritor José Saramago não foi menos importante para os prémios Nobel.

No discurso de há dez anos, na Academia Sueca, José Saramago disse: «A voz que leu estas páginas quis ser o eco das vozes conjuntas das minhas personagens». Poderíamos acrescentar: «E essas vozes conjuntas são um eco do povo, dos trabalhadores, dos imperfeitos humanos que constroem a história»."


Jerónimo de Sousa

in Homenagem de comemoração do 10.º aniversário de atribuição do Nobel a José Saramago

sexta-feira, outubro 10, 2008

terça-feira, outubro 07, 2008

Comunicado

Julgo que esta é a primeira vez que me dirijo a quem lê o meu blogue para justificar o meu afastamento, prendendo-se o mesmo com a falta de tempo e disponibilidade para continuar a postar neste espaço. Devo informar que o meu retorno ainda não tem qualquer tempo de duração previsto e está limitado pela disponibilidade que me for possível. Sendo que a sua reactivação tem um objectivo concreto e que se prende com um sonho que pretendo concretizar a curto prazo, depois... depois só o tempo o dirá!! Quanto ao objectivo, em bom tempo o direi e com o tempo falarei dele.

DoAmor

Paulo de Carvalho é, na minha opinião, uma das mais impressionantes vozes deste planeta. Faz aliar a uma musicalidade rara, recursos vocais que poucos na área do canto popular conseguem. Como se isso não bastasse, ainda é um inspirado compositor, e uma generosa pessoa. E é Português. Dos melhores que conheço. Graças a Deus.”


Ivan Lins


Afastado dos discos de originais há dez anos, Paulo de Carvalho regressa agora com "DoAmor", um álbum belíssimo que assume uma sonoridade Jazz.

domingo, outubro 05, 2008

Onde está a esquerda?

"(...) a esquerda não pensa, não age, não arrisca um passo. Passou-se o que se passou depois, até hoje, e a esquerda, cobardemente, continua a não pensar, a não agir, a não arriscar um passo. Por isso não se estranhe a insolente pergunta do título: “Onde está a esquerda?” Não dou alvíssaras, já paguei demasiado caras as minhas ilusões."


José Saramago

in O Caderno de Saramago (clicar para ler na íntegra).




sábado, outubro 04, 2008

Jason Mraz


Clique na imagem para ouvir o single I'm Yours

Ele transmite tudo de bom… se estás triste, ele resolve! Tem a felicidade nas palavras, nos acordes da guitarra, na boa vibe que transmite.


Jason Thomas Mraz é cantor e compositor mas sem um estilo definido. A sua música é uma mistura de pop, rock, folk, jazz, country, hip hop e até rap. E a 'culpa' pode estar na sua formação académica - já que estudou no American Musical and Dramatic Academy em Nova Iorque.

Em 2002 lançou finalmente o primeiro álbum, Waiting for My Rocket to Come mas só em 2005 atingiu a fama com o disco Mr. A-Z (um trocadilho com seu próprio nome).

Entretanto, foi 'ganhando terreno' ao fazer as primeiras partes dos concertos de artistas como The Rolling Stones, Bob Dylan, Dave Matthews Band, Alanis Morissette, Jewel e Bon Jovi, entre muitos outros.

Agora, aos 31 anos de idade está de volta e está a contagiar o mundo com a energia positiva da sua música. O último álbum chama-se We Sing, We Dance, We Steal Things e é um autêntico sucesso! É que a avaliar pela qualidade do single 'I'm Yours' é impossível não adorar Jason Mraz nem deixar de desejar que continue por muitos e bons anos…

sexta-feira, outubro 03, 2008

É tempo de convergências em benefício do Povo.






Jerónimo de Sousa defendeu uma «alternativa de esquerda» ao governo do Partido Socialista. O secretário-geral do PCP disse não afastar «nenhuma força progressiva de esquerda».
Foi a expressão usada pelo líder do PCP, Jerónimo de Sousa, no que é visto como uma aproximação clara ao Bloco de Esquerda.

«Perante a necessidade de uma convergência das forças sociais e políticas, não excluindo nenhuma força progressiva de esquerda, temos a proposta de que sem ruptura com esta política não há arrumação de forças que garanta uma alternativa de esquerda», disse.

Esta posição foi defendida por Jerónimo de Sousa num debate sobre as teses que serão levadas ao Congresso dos comunistas que está marcado para o final do ano.


in TSF


Sugestão para ouvir...


O original data de 1967 e quem a cantava eram os The Four Seasons… mas Kapricon e Critical, ou melhor dizendo, os Madcon deram-lhe uma nova vida!! Beggin é o single de apresentação do já segundo álbum desta dupla norueguesa - So Dark The Con Of Man – e é daquelas músicas que ouvindo uma vez, não te sai mais da cabeça tão cedo…

in MegaFM


quarta-feira, outubro 01, 2008

Um momento (de entrega) pessoal...

Clicar na imagem para ler a notícia...